Ao falarmos de parque tecnológico em TI, é comum que as pessoas logo o associem ao Vale do Silício, na Califórnia (EUA). Mas a verdade é que esse conceito está presente em praticamente todas as empresas – de pequenas a grandes.
Isso porque o parque tecnológico, também conhecido como parque computacional, diz respeito a toda estrutura de TI que uma empresa tem em suas mãos.
Ou seja, desde notebooks e computadores até impressoras, monitores, servidores e qualquer outra solução tecnológica.
Além da estrutura física, entram no conceito de parque tecnológico as estruturas virtuais também, como os softwares e soluções de rede (exemplo: armazenamento na nuvem).
Agora a ideia de parque tecnológico está ficando mais clara para você?
Como o funcionamento de praticamente todas as empresas hoje em dia dependem de um parque tecnológico, é preciso o atualizar regularmente, para que a organização se desenvolva e se eleve no mercado.
E todo investimento feito em atualização do parque tecnológico deve levar em conta os objetivos do negócio, além da otimização de processos e aumento da produtividade dos colaboradores.
Ou seja, um parque tecnológico bem estruturado é capaz de melhorar toda operação da empresa, a expandir no mercado, impactar positivamente o cliente final e o desempenho de quem a faz acontecer!