O primeiro grande desafio que diz respeito à gestão de parque de TI de uma empresa envolve o monitoramento de toda a infraestrutura, para medir seu ciclo de vida e possíveis falhas.
É com um monitoramento constante que são tomadas decisões como troca e compra de novos equipamentos e se esse investimento irá mesmo otimizar os recursos do setor.
Outro desafio está relacionado à adaptação às novas soluções tecnológicas que surgem no mercado, pois a cada atualização, a área de TI passa por exigências e demandas novas também.
Por fim, a gestão do parque de TI também está atrelada à gestão de pessoas que dependem dos ativos para trabalhar.
Atualmente é comum que colaboradores usem seus celulares para realizar atividades da empresa, algo que pode colocar em risco os dados do negócio e também de clientes.
Então, surge o impasse de como fazer esse monitoramento quando é usado um aparelho do colaborador? Qual a solução mais viável para essa situação?
Bom, como você viu, a gestão de um parque tecnológico vai além de gerenciar equipamentos, envolvendo também o gerenciamento de pessoas.